ACUPUNTURA
A
acupuntura deriva do latim Acus, que significa agulha e Puntura, punção. É um tratamento amplamente utilizado em países asiáticos no passado, especialmente na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e que tem encontrado respaldo científico e aceitação no Ocidente na atualidade.
A grande contribuição da medicina chinesa frente aos múltiplos desafios da sociedade pós-moderna, dos problemas decorrentes do envelhecimento populacional e da alta prevalência de doenças crônico-degenerativas, é a possibilidade de prevenção de enfermidades a partir do reequilíbrio energético do indivíduo. O objetivo é promover a melhor adaptação do indivíduo ao meio, contando para isso com a participação consciente do paciente no processo de manutenção e responsabilidade sobre a sua própria saúde.
Portanto, o centro da teoria da acupuntura é o conceito do corpo como um autocurador, autorretificador, num todo dinâmico, numa rede de interligações e energias interativas. Ao se distribuir e fluir energia, mantém-se a saúde e, através da inserção de agulhas de acupuntura, auxilia-se o corpo na correção de si próprio, pelo realinhamento e redirecionamento da energia.
A acupuntura é um dos aspectos da MTC, que inclui ervas, dietas, moxabustão, ventosa, massagem e exercícios.
Existem diversos sintomas e doenças que podem ser tratados pela acupuntura. Abaixo, alguns sintomas e enfermidades que podem ser tratados:
|
|
|
Para mais informações, entre em contato conosco pelo formulário abaixo ou pelo nosso telefone: